Crise da Tesla em 2025: Vendas Caem 33% na Europa. A Análise Completa.

As vendas da Tesla na Europa caem a pique em 2025. Analisamos os 4 motivos da crise, o fim do Model S/X e a resposta da marca com o novo Model Y.

André Silva

8/5/20251 min read

Os números são inegáveis: as vendas da Tesla na Europa sofreram uma quebra histórica em 2025, com quedas que chegam aos 49% em Portugal e uns impressionantes 86% na Suécia. O que parecia ser um domínio intocável no mercado dos carros elétricos começa a mostrar fissuras preocupantes. Para quem tem um Tesla, ou está a pensar comprar um, a pergunta é inevitável: o que está realmente a acontecer? É o início do fim do reinado da marca americana no velho continente, ou apenas uma turbulência passageira antes de um novo ataque ao mercado?

Neste artigo, vamos muito além das manchetes alarmistas. Com base em dados de mercado e na experiência real da oficina, vamos analisar os quatro pilares desta história. Vamos perceber por que razão a concorrência está a ganhar terreno, o que significa o fim das encomendas do Model S e X na Europa, que trunfos traz o novo Model Y 2025 (Project Juniper) e qual a "arma secreta" da Tesla para competir com os carros elétricos mais acessíveis. Esta é a análise completa, sem filtros e sem "fanboys", para que possa tomar as suas decisões de forma verdadeiramente informada.